Palavras-chave são valiosas

No passado, marca representava apenas um símbolo que diferenciava um empresa, seus serviços e produtos. Hoje, maca é tudo que ajuda um cliente a formar opinião sobre a empresa, seus produtos e serviços. Isto é: Envolve além de aspectos visuais. O som característico da Harley Davidson é patenteado. Marca é produto, marca é serviço, marca é… experiência. E é disso que vamos falar.

Aprender com os erros

Há inúmeros desafios pelo caminho antes de implementar um plano de conteúdo de sucesso. A ideia é aprender com as falhas encontradas no processo e usá-las a nosso favor. Determina-se o que é melhor para você medindo e testando seus resultados. Fazer mudanças de trajeto é previsível e saudável.

O que fazer

Entre as várias etapas de um plano marketing de conteúdo está identificar propósito, definir prioridades e metas, definir seu público-alvo, encontrar seu diferencial, perceber tendências palavras-clave em pesquisas, identificar desafios, juntar ideias, criar o conteúdo em si e, finalmente, desenhar um plano de distribuição e definir uma agenda.






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Conteúdo de Marca

Atrai clientes aos montes a marca que investe em um bom conteúdo. Nunca se falou tanto em content marketing e em branded content como agora. Enquanto o 'Marketing de Conteúdo' foca em criar conteúdo que pode ou não estar relacionado aos serviços e produtos oferecidos pela marca, o 'conteúdo de marca' define o conteúdo sobre a própria marca: A Globo (naming) é mestra no assunto com o "Globo e você, tudo a ver." e o "A gente se vê por aqui." (slogans). É só ouvir o plim-plim (sound brand) e correr para a TV, quando passa aquela vinheta social sobre a seca no sertão (storytelling), todos se emocionam. Além de ter bem definidos os textos oficiais sobre a empresa (história), sua visão, sua missão e seus valores (objetivo, diferencial e projeção futura, respectivamente).

Este trabalho é o que mais exige do cliente, pois envolve informações das quais muitas vezes ele é a única fonte, um "trabalho investigativo" de estudo da personalidade e do passado do mentorda marca e a tradução das informações colhidas em textos profissionais, agradáveis e com uma linguagem própria.

Mídias Sociais

O advento das mídias sociais mudaram por completo a internet, mudaram como nos comunicamos e mudaram, especialmente, o marketing. São um canal excelente para expor sua marca, onde cultiva relacionamento com os usuários e gera novas vendas. Com as redes sociais a marca alcança um novo perfil de consumidor, os chamados advogados da marca, que fazem a propaganda boca-a-boca tão almejada.

Este relacionamento com seus clientes é essencial para o sucesso de sua empresa a longo prazo, pois com comentários, sugestões e críticas, te ajudam a melhorar seus produtos e serviços.

Redes sociais impulsionam seu website, pois à medida em que se clica nos links, influi no posicionamento no Google. O próprio conteúdo das mídias sociais é ranqueado também no Google, expandindo seu alcance a novos mercados e clientes.

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Publicidade

A publicidade se sustenta em três pilares: Estratégia, criatividade e tecnologia, e tem fim de encorajar e persuadir um grupo determinado a consumir um produto, serviço ou ideia. A publicidade está em todos os lugares, boa ou ruim.

As impressões sobre a marca são moldadas pelas informações que o público recebe da publicidade. A criatividade assume papel importante, pois traz novas soluções para problemas comuns de maneira inovadora. A publicidade pode vir por meio de banners digitais, panfletos, outdoors, vídeos e muitos outros meios. A publicidade é uma das forças mais influentes da humanidade, podendo levar pessoas a tomarem novas decisões ou até mudar alguns valores.

Há, no entanto, quem use técnicas da publicidade para manipular pessoas. A boa publicidade se pauta acima de tudo na honestidade.

E-Mail Marketing

Com a adoção de um plano de estratégia, o e-mail marketing torna-se eficaz na captação e fidelização de clientes. Um estudo do Hubspot Brasil percebeu 33% dos receptores abrem seus e-mails baseados no assunto. Também publicou que campanhas de e-mail são 40 vezes mais efetivas em conquistar novos clientes do que o Facebook, embora os meios se complementem: Aqui também temos o fenômeno de maior engajamento em redes sociais e no próprio sites a partir do e-mail marketing.

Engajamento é o principal objetivo do e-mail marketing e um fator de influência é a qualidade do conteúdo. Ao desenvolver e-mail marketing, é importante ter coerência na identidade visual. Um design atrativo, organizado, vai oferecer melhores resultados, sem dúvida. Frases curtas, planejadas e objetivo claro são aspectos relevantes e devem sempre ser considerados.

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Storytelling para Vídeos

Não se faz um bom vídeo sem uma boa história. Noventa por cento das informações assimiladas pelo cérebro são visuais. Com os mesmos benefícios de uma apresentação, o vídeo proporciona uma interação muito maior com o público da marca. Vídeos podem ser informativos, promocionais, institucionais, geram muito mais engajamento com a marca, ou seja: o envolvimento de colaboradores e clientes. Vídeos fazem com que o público lembre de uma marca por mais tempo.

Não é à toa que vídeos representam 50% de todo o tráfego de internet previsto em 2017 e 80% (Sim, oitenta por cento!) em 2019. O mesmo estudo indica que 75% preferem conteúdo em vídeo e que 63% foram influenciados por um vídeo antes de fazer uma compra. Ter conteúdo de qualidade fará toda a diferença na produção de vídeos.

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Porquê contratar?

Se você já leu um anúncio e só foi até o fim porque precisava, então se tratava de marketing de conteúdo ruim. Quer bons exemplos de marketing conteúdo? Pense nas marcas pelas quais você paga para consumir. O retorno pode ser incrível quando executado corretamente. Investimento de médio prazo, é imprescindível para marcas relevantes e consolidadas.

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